Começo do fim

“Se a vida fosse vivida de trás pra frente, seria tudo mais fácil.”.

Vi essa frase em uma série ontem (This is Us). Fiquei pensando nela antes de dormir. E se fosse assim, como seria viver tudo de trás pra frente?

Evitaríamos desilusões amorosas, relacionamentos abusivos, amizades falsas, empregos ruins e até aquela fase do seu time que você se empolga a toa.

Saber que algo não daria em nada antes de acontecer, faria você não perder tempo e fazer só o que te faria feliz.

Eu fiquei pensando no que minha vida seria diferente se eu não me metesse em confusão, ou soubesse o que ia acontecer antes de tomar uma decisão importante.

Comecei a concordar com a tal frase. Imaginei quantas coisas ruins eu evitaria ter passado. Fui dormir com essa certeza.

No meio da madrugada meu subconsciente me acordou. Queria conversar. Achou legal me apresentar um exercício mental que me fizesse enxergar o outro lado.

O que eu perderia se tivesse que viver minha vida ao contrário?

Meu primeiro filme no cinema teria sido “Vingadores: Ultimato” em vez de “Fantasia”.

Não teria as febres que eu sentia todas as vezes que ficava ansioso, como no primeiro dia de aula, vésperas de viagem, prova na faculdade ou algum projeto foda no trabalho.

Não teria vivido aqueles frios na barriga que dão quando você beija alguém pela primeira vez, ainda que seja só na primeira vez.

Não teria chorado por amizades e paixões que não valeram a pena, nem teria aprendido nada sobre isso, ainda que tenham me custado bebedeiras ao som de Raça Negra.

E as surpreendentes sensações de comer, beber, ouvir uma música ou cantar uma música pela primeira vez, como você jamais fosse enjoar dela?

Viver a vida de trás pra frente pode ser mais seguro, mas não pode ser melhor do que no fluxo normal, mesmo com as surpresas ruins que aparecem no meio do caminho.

E você? Se pudesse escolher, o que faria?

2 comentários em “Começo do fim

Deixe um comentário